terça-feira, 17 de abril de 2012

Windows Phone, iOS ou Android: quem leva a melhor ?



  Atualização
  O iOS tem outros méritos, como  a  atualização  facilitada  e  amplamente  divulgada  pela  Apple.  Parece óbvio, mas essa ainda não é a regra entre os outros sistemas  operacionais.  No  Android,  em  particular,  é uma torre de babel de versões e aparelhos compatíveis, o  que  deixa o  usuário no escuro, alguns aparelhos podem ser atualizados, outros não podem. Isso acaba confundindo bastante. O Windows Phone precisa  de mais versões  para  deixar  clara  a  sua  política  para  esse  assunto,  já  que  ainda  não  teve  uma  grande atualização disponível.

  Aplicativos
  Outro item em que o iOS está na frente, ainda que apenas por uma cabeça, em relação ao Android. Quase tudo sai antes, quando não é exclusivo do sistema da Apple. A portabilidade de aplicativos entre aparelhos é outra vantagem: um software criado para iPhone, muito provavelmente, vai funcionar 100% no iPad. A cereja do bolo é o impecável Music Player do iOS. O recurso Genius identifica faixas semelhantes e cria listas de execução com essas informações. A navegação entre os discos é simples e funcional, como no famoso iPod.

  A Android Market, por sua vez, tem uma oferta quase tão boa quanto a loja da Apple, mas está longe de conseguir a mesma sinergia. Mas a assinatura Google não está lá à toa e o sistema tem interação quase perfeita com ferramentas como Gmail, Youtube e Google Maps, entre outras.

  Outro ponto sensível e que ajudará a definir o futuro dos sites da web é o Flash. O iOS, quase todo mundo sabe, não roda esse programa da Adobe. O Android, por sua vez, roda tudo que se produz nele. Com isso, o Flash, que parecia condenado, ganha uma sobrevida, principalmente se os aparelhos com Android conquistarem uma fatia ampla do mercado.

  O Windows Phone vem na rabeirinha, com poucos aplicativos e somente com o selo Microsoft como diferencial. Contudo, isso assegura ótima compatibilidade com arquivos em Word e Excel, por exemplo. Se você busca um smartphone para o trabalho, pode ser uma ótima saída.

  Compatibilidade
  Neste ponto, o sistema operacional da Google fica bem à frente. A exclusividade do iOS, diante da "poligamia" do Android, é um dos principais pontos de decisão. Na prática, você tem diversas opções de aparelhos diferentes com Android, ao passo que a Apple só tem um. Isso oferece uma grande variação de preço e de marcas, favorecendo o consumidor na escolha. Já o Windows Phone deve ampliar seu leque de opções, que ainda é pequeno.

  Preço
  O iPhone ainda é o smartphone mais caro do mercado. Normalmente, os smartphones tops da Samsung ou da Motorola, com Android, custam um pouco mais barato que o modelo da Apple. Contudo, como o sistema Android é encontrado em diversos aparelhos, você encontra smartphones com configurações mais básicas com ótimos preços. Já o Windows Phone ainda é um pouco caro, pois tem poucas opções, e fica na mesma faixa de preço dos Androids mais poderosos.

Anatel acredita que leilão do 4G acontecerá em junho

4G

O conselho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou ontem (12/04) o edital do leilão das faixas de frequência do 4G e da internet móvel voltada para a área rural.

O edital deve ser publicado no dia 22 de abril e o leilão deve ocorrer na primeira quinzena de junho. O preço das licenças não foi divulgado pois, segundo o presidente da agência, João Rezende, ele ainda precisa ser analisado pelo Tribunal de Contas da União.

As primeiras cidades que devem receber o 4G são as que sediarão jogos da Copa das Confederações em 2013. A Anatel quer que as teles comecem a comercializar o serviço antes do início do evento.

Já as outras cidades que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014 devem começar a receber o serviço até dezembro do ano que vem. Outras capitais e mais 500 municípios devem receber o 4G até o fim de 2014.

As principais operadoras do país, como Vivo, TIM, Claro e Oi, devem disputar o leilão. O presidente da Anatel, porém, não descarta novas teles interessadas em oferecer os serviços. "Pode haver competidores de fora ou mesmo do Brasil interessados em entrar no processo", afirmou em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (13/04).

Para sua empresa: 4 maneiras de potencializar o uso da Timeline do Facebook.

Timeline Facebook Olhar Digital


  Desde o dia 30 de março todas as fanpages doFacebook passaram obrigatoriamente para o formato 
de Timeline. Embora o novo modelo não seja unanimidade entre os usuários, não há dúvidas que as páginas ficaram melhor organizadas e visualmente mais atraentes, com uma grande capa e maior espaço para exibição de imagens e vídeos.

  Essas mudanças não são obra do acaso. Elas foram desenvolvidas dentro do conceito de storytelling. A linha do tempo, em parceria com imagens, nada mais é do que uma espécie de história gráfica contada pela empresa. É sabido que fotos, desenhos e gráficos encontram grande receptividade nas mídias sociais, vide o sucesso dos infográficos e de redes baseadas essencialmente em imagens, como o Tumblr e o Pinterest.

  De acordo com uma pesquisa da Simply Measured divulgada em março, as marcas que se anteciparam à obrigatoriedade da Timeline já estão colhendo os frutos, com engajamento médio 46% maior.

  Confira a seguir 4 sugestões de como potencializar as funcionalidades da Timeline.

  1) Priorize imagens: a Timeline foi desenhada para destacar imagens e vídeos, portanto, tire proveito disso. Publique regularmente vídeos e fotos de boa qualidade, gráficos, ilustrações e tabelas vinculadas ao tema da postagem. De acordo com um estudo interno do Facebook, posts com fotos geram duas vezes mais engajamento.

  2) Utilize a barra de aplicativos: abaixo da capa fica a barra de aplicativos, com páginas curtidas, fotos, jogos, links para outras redes (Twitter, Youtube, etc). A barra comporta até 12 ícones, mas só exibe 4 na home. O administrador da página pode alterar as posições, priorizando aqueles que são estratégicos para a empresa, como por exemplo jogos, páginas especiais, eventos, lançamentos de produtos, etc.

  3) Fixe e destaque os melhores posts: entre as novas funcionalidades estão a possibilidade de fixação de um post no alto do página durante 7 dias (ideal para promoções, concursos, lançamentos) ou destacar (aumentar de tamanho) posts específicos. Para utilizar o primeiro basta clicar no ícone do lápis e, para utilizar o segundo, o ícone da estrela, ambos disponíveis no box da postagem.

  4) Publique mais de uma vez ao dia em horários alternados: foi-se o tempo que uma publicação por dia era suficiente no Facebook. Por isso, amplie a quantidade e diversifique os horários das postagens. Assim, as chances de impactar públicos diferenciados e obter engajamento são maiores. Vale dar dicas, promover enquetes, eventos, concursos, tirar dúvidas. O importante é se relacionar com o consumidor e o novo layout do Facebook favorece amplamente o contato.

  * Denis Zanini é consultor de marketing digital (www.deniszanini.com.br)

Apple desenvolve ferramenta que ajuda leigos a desenvolver aplicativos.

Apple

  A Apple acaba de pedir registro de patente de uma ferramenta que ajuda não-desenvolvedores a criar aplicativos para sua plataforma. Se você já acha que o ecossistema do iOS é grande atualmente, com cerca de 600 mil apps criados para iPhone e iPad, imagina o tamanho que ele pode ficar quando isto se tornar realidade?

  Segundo o site TechCrunch, a ferramenta vai funcionar como um construtor de aplicativo básico, porém, vai seguir algumas exigências da própria fabricante. O programa serviria para aumentar a quantidade de opções na App Store, além de mostrar aos leigos que existem ferramentas como esta, que possibilitam que qualquer pessoa desenvolva um app mesmo sem saber programar.

  O software criado pela Apple será simples de mexer e vai funcionar em um esquema de copiar e colar os itens nos locais apropriados. Veja abaixo uma simulação da interface do programa de criação de apps.

4G deve custar o dobro do atual 3G no Brasil.

4g


  O preço dos planos de internet 4G no Brasil deverão custar o dobro do que as operadoras cobram atualmente pela tecnologia 3G. O motivo é o alto investimento que as teles deverão fazer para viabilizar as conexões mais rápidas em dispositivos móveis, de acordo com o jornal O Globo.

  As primeiras redes comerciais 4G devem começar a operar em abril de 2013 nas cidades brasileiras que receberão jogos da Copa das Confederações. O SindiTelebrasil, sindicato do setor, acredita que o prazo é muito curto - o leilão da frequência deve ser feito em junho, o que daria menos de um ano para as teles implantarem a tecnologia.

  Quando estiver funcionando, a internet móvel de quarta geração permitirá a transmissão de vídeos em alta resolução, o que é importante para eventos esportivos de grande porte, como a própria Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

  O problema é que, para fazer a rede funcionar, as teles terão que investir bilhões. "Será preciso modernizar 60% das linhas de transmissão do país. O 3G pode usar o cabo da 2G, mas o 4G não, pois demanda mais capacidade", afirma Erasmo Rojas, presidente da 4G Americas.

  Devido ao alto investimento feito pelas operadoras, o consumidor final deve receber um preço elevado para ter uma conexão 4G - de acordo com estimativas do SindiTelebrasil, será, no mínimo, o dobro do valor cobrado pelo 3G atualmente.

Samsung deve passar Nokia e se torna líder do mercado global de celulares



Imagens do Samsung Galaxy S3

  Após 14 anos, a Nokia deve perder a liderança no mercado mundial de celulares para a Samsung. Os resultados do primeiro trimestre de 2012 devem apontar o fim da hegemonia da finlandesa, segundo a Reuters.

  Desde 1998 a Nokia é a empresa que mais vende celulares no mundo - considerando smartphones e celulares comuns. Mesmo perdendo o mercado dos aparelhos inteligentes para a Samsung, a fabricante finlandesa continuava liderando as vendas por causa dos seus dispositivos tradicionais. Agora, porém, a situação mudou.

  Analistas estimam que a Samsung vendeu 88 milhões de celulares pelo mundo entre janeiro e março deste ano, enquanto a Nokia comercializou 83 milhões de unidades no mesmo período, de acordo com anúncio feito na quarta-feira (11/04).

  "Após 14 anos como líder global de vendas, a perda do topo vai ser sentida pela Nokia", afirmou o diretor da CCS Insight, Ben Wood. "Por outro lado, a Samsung receberá a notícia com euforia", disse.