terça-feira, 17 de abril de 2012

Windows Phone, iOS ou Android: quem leva a melhor ?



  Atualização
  O iOS tem outros méritos, como  a  atualização  facilitada  e  amplamente  divulgada  pela  Apple.  Parece óbvio, mas essa ainda não é a regra entre os outros sistemas  operacionais.  No  Android,  em  particular,  é uma torre de babel de versões e aparelhos compatíveis, o  que  deixa o  usuário no escuro, alguns aparelhos podem ser atualizados, outros não podem. Isso acaba confundindo bastante. O Windows Phone precisa  de mais versões  para  deixar  clara  a  sua  política  para  esse  assunto,  já  que  ainda  não  teve  uma  grande atualização disponível.

  Aplicativos
  Outro item em que o iOS está na frente, ainda que apenas por uma cabeça, em relação ao Android. Quase tudo sai antes, quando não é exclusivo do sistema da Apple. A portabilidade de aplicativos entre aparelhos é outra vantagem: um software criado para iPhone, muito provavelmente, vai funcionar 100% no iPad. A cereja do bolo é o impecável Music Player do iOS. O recurso Genius identifica faixas semelhantes e cria listas de execução com essas informações. A navegação entre os discos é simples e funcional, como no famoso iPod.

  A Android Market, por sua vez, tem uma oferta quase tão boa quanto a loja da Apple, mas está longe de conseguir a mesma sinergia. Mas a assinatura Google não está lá à toa e o sistema tem interação quase perfeita com ferramentas como Gmail, Youtube e Google Maps, entre outras.

  Outro ponto sensível e que ajudará a definir o futuro dos sites da web é o Flash. O iOS, quase todo mundo sabe, não roda esse programa da Adobe. O Android, por sua vez, roda tudo que se produz nele. Com isso, o Flash, que parecia condenado, ganha uma sobrevida, principalmente se os aparelhos com Android conquistarem uma fatia ampla do mercado.

  O Windows Phone vem na rabeirinha, com poucos aplicativos e somente com o selo Microsoft como diferencial. Contudo, isso assegura ótima compatibilidade com arquivos em Word e Excel, por exemplo. Se você busca um smartphone para o trabalho, pode ser uma ótima saída.

  Compatibilidade
  Neste ponto, o sistema operacional da Google fica bem à frente. A exclusividade do iOS, diante da "poligamia" do Android, é um dos principais pontos de decisão. Na prática, você tem diversas opções de aparelhos diferentes com Android, ao passo que a Apple só tem um. Isso oferece uma grande variação de preço e de marcas, favorecendo o consumidor na escolha. Já o Windows Phone deve ampliar seu leque de opções, que ainda é pequeno.

  Preço
  O iPhone ainda é o smartphone mais caro do mercado. Normalmente, os smartphones tops da Samsung ou da Motorola, com Android, custam um pouco mais barato que o modelo da Apple. Contudo, como o sistema Android é encontrado em diversos aparelhos, você encontra smartphones com configurações mais básicas com ótimos preços. Já o Windows Phone ainda é um pouco caro, pois tem poucas opções, e fica na mesma faixa de preço dos Androids mais poderosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário